Muito se discute qual a real importância e missão das Ordens de Cavalaria em nossa sociedade hodierna. Não se deve duvidar porém, da força que possuem tais instituições religiosa-noiliares. A resposta para a pergunta de qual a missão das Ordens de Cavalaria em nossos dias não poderia ser outra senão uma A CARIDADE.
A caridade é a palavra-chave que deve ser tida em mente de todos os Cavaleiros e Damas das verdadeiras Ordens de Cavalaria em nossos dias. Pensando nisso, os Cavaleiros e Damas pertencentes às Ordens Dinásticas da Casa Principesca de Trivulzio-Galli, também corretamente conhecida como Casa Principesca de Mesolcina, juntaram seus esforços em uma entidade comum, que será a responsável por capitalizar os esforços em prol da caridade emanados pelos Membros das diversas Ordens Dinásticas da referida Casa Principesca.
Cavaleiro da Sacra Milícia entregando cestas básicas para pessoas necessitadas em uma Paróquia Católica de São Paulo-SP |
A ASSOCIAÇÃO PRINCIPESCA DOS CAVALEIROS E DAMAS DAS ORDENS DINÁSTICAS DA CASA PRINCIPESCA DE TRIVULZIO-GALLI, cuja sigla ASPO representa, nasceu da iniciativa particular dos Membros das seguintes Ordens Dinásticas, todas pertencentes ao Patrimônio Heráldica da Casa Principesca de Mesolcina:
- Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria (Sacra Milícia / Ordo dei Frati Gaudenti);
- Ordem Dinástica das Damas Nobres de Nossa Senhora Auxiliadora; e
- Ordem Dinástica e Militar de São Teodoro Mártir.
Os esforços dos Cavaleiros e Damas das seis Ordens Dinásticas da Casa Principesca de Mesolcina serão presididos por Sua Alteza Ilustríssima a Condessa Dra. Simone Trivulzio-Galli, Dama da Grã-Cruz da Ordem das Damas Nobres de Nossa Senhora Auxiliadora, Advogada e PhD em Direito pela Universidade de Buenos Aires a UBA.
Cavaleiros da Sacra Milícia prestando auxílio hospitalar a romeiros na Basílica de Aparecida do Norte, São Paulo. |
Poderão ser sócios da Real Associação todos os Cavaleiros e Damas das Ordens Dinásticas acima listados, que pagarem a taxa associativa, e as mensalidades estipuladas pela Diretoria.
A Real Associação terá como principal objetivo, a reunião de donativos e captação de doações que serão utilizadas na manutenção da própria Real Associação, e em manter as obras de caridade assistidas pelas Ordens Dinásticas da Casa Principesca.
Cavaleiros da Sacra Milícia entregando medicamentos para as Freiras da Congregação Stella Maris, que mantém o Hospital Stella Maris de Guarulhos, São Paulo. |
Todos aqueles que quiserem colaborar com esta iniciativa em prol da caridade, devem manter contato com a Secretaria da Real Associação através do e-mail racom@gmail.com
Lembramos a todos que esta é uma iniciativa particular dos Cavaleiros e Damas, não da Casa Principesca de Mesolcina.
* As imagens são meramente ilustrativas.