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quarta-feira, 14 de março de 2018

A Ciência Heráldica e as Escolas Heráldicas / Heraldic Science and Heraldic Schools

Brasão dos Trivulzio, Príncipes de Mesolcina, claro exemplo da escola heráldica centro-europeia

Como bem sabemos a Heráldica é uma Ciência, e como toda Ciência, é naturalmente UNIVERSAL. E, como universal que é, a Ciência Heráldica, também chamada de Parassematografia, possui Leis que valem em todas as partes do mundo onde a heráldica é estudada. Recordo-me que em 2009 comecei a escrever um livro/manual sobre heráldica, e logo no primeiro capítulo descrevi as Leis (universais) da Heráldica, que são:

1ª Lei (chamada de "Regra de Ouro"):
Não se coloca metal sobre metal, esmalte sobre esmalte ou pele sobre pele

2ª Lei:
Não há tonalidade diferente de uma mesma cor: logo, não há sombreamento na Cota d'Armas, bem como não há ideia de profundidade nas peças do escudo (tentar passar uma "ilusão 3D")

3ª Lei:
Figuras naturais, ou quiméricas, quando sozinhas, devem ocupar o centro do escudo, sem tocar os bordos

4ª Lei:
Quando se repetir muitas vezes a mesma peça móvel ou figura, todas pousadas sobre o mesmo campo, estas deverão ter o mesmo tamanho e ser do mesmo metal ou esmalte, desde que sejam elas repetidas sem alteração.

5ª Lei:
As peças honrosas devem ser colocadas no lugar que as compete

6ª Lei:
Um brasão deve ser regular, simples e completo, e desta forma, por ser regular, não é permitido a apropriação de um brasão por quem dele não é dono, ou mesmo a utilização de Armas semelhantes, com a intenção de confundir.

Estas Leis acima vistas são universais, assim heraldistas do mundo todo são obrigados a segui-las, uma vez que são próprias da Ciência Heráldica. 

Brasão dos Condes de Bressler

Brasão do Conde de Itaguhy

Todavia, se todos os heraldistas do mundo são obrigados a seguir as Leis da Heráldica, como é possível que hajam brasões com estilos tão diferentes? Esses dois brasões visto acima são exemplos claros dessa diferença: se a Heráldica é uma Ciência Universal, como podem haver nela brasões tão distintos? 

Isso é possível pois, apesar da Heráldica ser Universal, como toda ciência, desenvolveram-se diversas ESCOLAS para o estudo dessa Ciência, sendo que cada país ou região desenvolveram suas próprias Escolas Heráldicas, e tais Escolas, com todo o direito, criaram o estilo próprio para blasonar. Se a Ciência Heráldica desenvolveu suas Leis, as Escolas Heráldicas criaram suas Regras Heráldicas, não universais (como as Leis), porém que devem ser aplicadas no local do uso daquela determinada Escola Heráldica.

As Leis da Heráldica mantiveram-se universais, todavia, tudo o que não for estritamente estipulado pelas Leis da Heráldica, passou-se a ser desenvolvido pelos Estilos Heráldicos de cada uma das Escolas.  O primeiro brasão visto acima, pertence aos Condes de Bressler, desenvolvido pela Escola Heráldica alemã, já o segundo é do Conde de Itaguahy, desenvolvido pela Escola Heráldica brasileira. Mas então o número de elmos não é "fixo"? A resposta é não. Entre as Leis da Heráldica não afirma-se o número de elmos que um brasão pode ter, todavia, as Escolas Heráldicas, por meio de suas Regras criaram um costume próprio em cada região.

Assim, como bem trazido na 1ª Edição da Revista do Stemmario Trivulziano (2015) (que recomendamos vivamente a leitura), as diferenças na utilização do elmo, nas diversas escolas heráldicas, é das mais características. Se nas escolas heráldicas ibero-brasileira apenas utiliza-se um único elmo, na escola heráldica centro-européia, que abrange países antes parte do Sacro Império Romano-Germânico, como Alemanha, Áustria, Suíça e Norte da Itália, o número de elmos varia muito dos direitos Dinásticos do armigerante, podendo variar de apenas um, ou a números altos, como 9 ou mesmo mais!

Brasão do Barão de São Luís

Brasão de Francisco de Vasconcelos Monteiro de Lima


E mesmo escolas heráldicas que compartilham uma mesma raiz, como é claramente a portuguesa e a brasileira, podem, com o tempo, desenvolverem Regras heráldicas próprias. Até 1822, o Brasil seguia a escola heráldica lusitana, porém com a Independência do Brasil do então Reino-Unido de Portugal, Brasil e Algarves, começou-se no Brasil a desenvolver uma heráldica de gosto mais próprio, com elementos naturais nas Cotas d'Armas, e mesmo sobre a utilização ou não dos elmos, tornaram-se próprias da escola heráldica brasileira, que passou muito a ser influenciada pela escola heráldica francesa com o advento do Reinado do Imperador Dom Pedro II.  

Continua... 

Para ter acesso a Revista do Stemmario Trivulziano, clique aqui:

Andre Prinz von Trivulzio-Galli, 14º Príncipe de Mesolcina e do Sacro Império Romano-Germânico 
O autor é especialista e consultor em heráldica e genealogia, bem como autor e ensaísta. Contato: casademesolcina@gmail.com  

Para citação no Brasil (ABNT), usar:
PRINZ VON TRIVULZIO-GALLI, Andre. A Ciência Heráldica e as Escolas Heráldicas, Blog de Cavalaria. 2018. Disponível em: http://www.blogdecavalaria.com/2018/03/a-ciencia-heraldica-e-as-escolas.html acessado em (especificar a data do acesso ao site).

sábado, 3 de março de 2018

Heráldica Oriental, parte 1 / Oriental heraldry, part 1



Os Fieis Leitores do Blog de Cavalaria bem sabem que a temática heráldica é, juntamente com a genealogia e a história, a temática-base do Blog de Cavalaria. Desta forma já falamos exaustivamente sobre as diversas Escolas Heráldicas da grande Ciência Heráldica, Ciência nascida no Ocidente, em um período que não sabemos precisar exatamente qual foi. 

O mon utilizado pela Casa Imperial Japonesa (Clã Yamato), representando uma flor de crisântemo de 16 pétalas.


Hoje, todavia, falaremos de uma manifestação heráldica própria, que desenvolveu-se no Oriente, na primeira postagem de uma série de textos que falaremos acerca da heráldica e da nobreza no mundo do Extremo Oriente. E para iniciarmos nosso primeiro texto, falaremos sobre os Mon ( ), que são emblemas japoneses que, muito semelhante aos brasões europeus, sempre tiveram a função de designar as famílias que os portavam.

Ainda no século XII, as fontes são claras ao afirmar que os mon já eram utilizados para distinguir o seu portador, tento em vestimentas, casas, como no campo de batalha. Inicialmente os mon, assim como os brasões europeus, eram utilizados apenas por famílias da aristocracia, porém em curto espaço de tempo, tornou-se comum que qualquer indivíduo ou família pudesse adotar um mon para si, que depois poderia ser utilizado pelos seus descendentes. 

Diversos tipos de mon (clique para ampliar)


Diferente do que ocorreu com a heráldica européia, no Império Japonês nunca houve qualquer lei especial para regular o uso dos mon ou ainda o seu registro. Em caso de mais de uma família utilizarem o mesmo mon, o costume foi que a família em menor posição deveria modificar o seu mon para não ofender a família mais bem colocada. 

Não existem regras para definir o projeto de um mon, embora eles sejam sempre redondos, e a maioria deles é posta dentro de um círculo perfeito. Diferente de um brasão, um mon não possui cores, e desta forma, pode ser colorizado em qualquer cor, desde que esta seja um padrão monocromático. 

Diversos tipos de mon (clique para ampliar)

O mon que representa a Família Imperial Japonesa é composto por um crisântemo de 16 pétalas, e este é geralmente apresentado em cor d'ourada. No Ocidente, o mon  do Imperador do Japão é geralmente apresentado em forma de brasão, quando então é utilizado sobre um campo de goles, com a flor de crisântemo (seguindo o modelo do mon) representada em ouro. 

Apesar de não existir um sistema de cadências, as linhagens geralmente diferencial o mon original da família, ou do clã, para que cada ramo cadete possa ter um mon próprio
Mon "cadenciados"


Os mon podem ser feitos seguindo um padrão que geralmente é uma flor, uma folhagem, um animal (mitológico ou real), uma construção ou uma paisagem, sendo que, dependente de quais elementos utilizados, os mon podem ser divididos em "categorias". Uma compilação de mon compilou 241 categorias gerais de mon no Japão (um único mon pode pertencer a apenas uma a ou a várias categorias, dependente dos elementos utilizados), com aproximadamente 5.116 mon individual, alguns pertencentes a clãs inteiros, outros a linhagens ou famílias individuais, todavia, sabe-se agora de uma grande série de mon que não estão listados nessa compilação. 

Diversos mon agrupados em "categorias", conforme os elementos do desenho


Modernamente, praticamente toda e qualquer família japonesa possui um mon (diferente portado dos brasões, que ainda hoje são restritos àquelas famílias que receberam um), e nos eventos onde o uso de um mon é socialmente requerido, como em um casamento ou enterro, o mon  da família pode ser pesquisado em diversos locais, como, por exemplo, no templo da cidade de onde provém a família, já que, os templos, no Japão, sempre foram locais onde os mon foram guardados e mantidos, ou mesmo em lojas especializadas em casamentos e festas, que realizam a pesquisa do mon da família.