Todos nós ficamos muito tristes com o falecimento de Sua Alteza Sereníssima a Princesa Marie Gräfin Kinsky von Wchinitz und Tettau, esposa do Fürst Hans-Adam II von und zu Liechtenstein, e, portanto, Fürstin (Consorte do Príncipe Soberano) von und zu Liechtenstein.
Diante deste triste acontecimento, publicarei aqui a evolução do brasão dos Príncipes de Liechtenstein, desde 1608, até 1886, quando ocorreu a última alteração significativa. Ressalto que apenas publicarei a versão simplificada do brasão principesco, e apenas as mudanças mais acentuadas, uma vez que, os Fürsten (Príncipes Titulares ou Soberanos) de Liechtenstein mudavam seus brasões d'Armas com grande frequência.
Evolução do brasão dos Fürsten
Podemos dividir as grandes mudanças no Fürstenwappen do Liechtenstein em quatro grandes mudanças, a de 1608, a de 1629, a de 1804 e a de 1886. Todavia, salientamos que foram estas as mudanças principais, uma vez que, numerosas outras foram feitas, como mudanças em 1615 e uma logo no ano posterior, de 1616, bem como outras tantas mudanças que, foram efêmeras no tempo: podemos assim dizer que, antes de 1804, praticamente todos os Fürsten von und zu Liechtenstein mudaram seu brasão de armas ao menos duas vezes cada um...
As principais versões:
Brasão de Armas adotado pelo Fürst Karl I von Liechtenstein em 1608, quando elevado à Categoria de Príncipe do Reino da Boêmia. Composto por um escudo esquartelado, no I as Armas de Kuenringe, com a diferença concedida aos Liechtenstein, de usar uma coroa adiamantada de sinopla em banda (o diferença deste brasão e o brasão da Saxônia é que o brasão Kuenringe começa pela primeira faixa de ouro, enquanto o brasão da Saxônia tem a primeira faixa de sable); no II as Armas da Família Liechtenstein, no III as Armas do Ducado de Troppau, e no IV as Armas da Silésia (onde os Príncipes da Casa de Liechtenstein possuíam seus principais feudos).
Brasão adotado em 1629 pelo Fürst Karl II Eusebius, filho de Karl I. Foi o brasão-base por mais tempo adotado pela Casa Principesca de Liechtenstein. Era composto por um escudo esquartelado, no I as Armas de Kuenringe, com a diferença concedida aos Liechtenstein, de usar uma coroa adiamantada de sinopla em banda; no II as Armas da Família Liechtenstein, no III as Armas do Ducado de Troppau, e no IV as Armas da Silésia (onde os Príncipes da Casa de Liechtenstein possuíam seus principais feudos), e terciado em ponta, as Armas do Ducado da Jägerndorf.
Brasão adotado entre 1804/1805, para marcar o fim do reinado do Landesfürst Alois I e o início do reinado de seu irmão Johann I. Foi composto por escudo esquartelado, um no I as Armas de Kuenringe, com a diferença concedida aos Liechtenstein, de usar uma coroa adiamantada de sinopla em banda; no II as Armas da Família Boskowitz, no III as Armas do Ducado de Troppau, e no IV as Armas da Silésia, e terciado em ponta, as Armas do Ducado da Jägerndorf, brocante, um escudete, com As Armas da Família Liechtenstein.
Atual brasão da Casa Principesca (e do Principado) de Liechtenstein, adotado em 1886 no reinado do Landesfürst Johann II, e em vigor até nossos dias. Composto por escudo esquartelado, um no I as Armas da Silésia, no II as Armas de Kuenringe, com a diferença concedida aos Liechtenstein, de usar uma coroa adiamantada de sinopla em banda; no III as Armas do Ducado de Troppau, e no IV as Armas da família Cirksena, com diferença, representando o antigo Condado de Rietberg, que hoje compõe o território do Principado de Liechtenstein, e terciado em ponta, as Armas do Ducado da Jägerndorf, brocante, um escudete, com As Armas da Família Liechtenstein.
Brasões das Füsrtinnen e depois das Landesfüsrtinnen von und zu Liechtenstein
Brasão da Fürstin Anna Maria von Boskowitz und Černahora, esposa de Karl I Fürst von Liechtenstein
Brasão da Fürstin Johanna Beatrix Prinzessin von Dietrichstein-Nikolsburg, esposa de Karl II Fürst von Liechtenstein
Brasão da Fürstin Edmunda Maria Theresia Prinzessin von Dietrichstein-Nikolsburg, esposa de Hans-Adam II Andreas Fürst von Liechtenstein
Brasão da Landesfürstin Eleonore Barbara Catharina Gräfin von Thun und Hohenstein, esposa de Anton Florian Landesfürst von und zu Liechtenstein.
Brasão da Landesfürstin Maria Anna Katharina Gräfin von Oettingen-Spielberg, segunda esposa de Josef I Landesfürst von und zu Liechtenstein.
Brasão da Landesfürstin Maria Anna Gräfin von Thun und Hohenstein, terceira esposa de Josef I Landesfürst von und zu Liechtenstein.
Brasão da Landesfürstin Maria Anna Sidonia Gräfin Kottulinska, Baronin von Kottulin und Krzizkowitz quarta esposa de Josef I Landesfürst von und zu Liechtenstein.
Brasão da Landesfürstin Anna Maria Antonie Prinzessin von Liechtenstein esposa de Josef II Wenzel Landesfürst von und zu Liechtenstein.
Brasão da Landesfürstin Maria Josefa Gräfin von Harrach zu Rohrau und Thannhausen esposa de Johan Nepomuk Karl Landesfürst von und zu Liechtenstein.
Brasão da Landesfürstin Leopoldine Gräfin von Sternberg esposa de Franz Josef I Landesfürst von und zu Liechtenstein.
Brasão da Landesfürstin Karoline Gräfin von Manderscheid-Blankenheim esposa de Alois I Landesfürst von und zu Liechtenstein.
Brasão da Landesfürstin Maria Josefa Sophie Landgravine zu Fürstenberg-Weitra esposa de Johan I Josef Landesfürst von und zu Liechtenstein.
Brasão da Landesfürstin Franziska Gräfin Kinsky von Wchinitz e Tettau esposa de Alois II Landesfürst von und zu Liechtenstein.
Brasão da Landesfürstin Elsa von Gutmann esposa de Franz I Landesfürst von und zu Liechtenstein.
Brasão da Landesfürstin Georgina Gräfin von Wilczek esposa de Franz Josef II Landesfürst von und zu Liechtenstein
Brasão da Landesfürstin Marie Gräfin Kinsky von Wchinitz und Tettau esposa de Hans-Adam II Landesfürst von und zu Liechtenstein
Brasão da Erbprinzessin Sophie Elizabeth Marie Gabrielle Herzogin in Bayern, esposa do Erbprinz Alois von und zu Liechtenstein.
Esta publicação foi realmente muito difícil de ser feita, quer pela dificuldade de se localizar os brasões das famílias das Fürstinnen von Liechtenstein e depois, das Landesfürstinnen von und zu Liechtenstein, quer pela grande dificuldade em estabelecer uma linha exata, em saber qual foi o Príncipe Soberano (Landesfürst) em um período em que até três príncipes reinavam ao mesmo tempo...
Outras dificuldades vieram ainda a somar, como o fato da Landesfürstin Elsa von Gutmann, esposa de Franz I Landesfürst von und zu Liechtenstein, ser uma judia plebeia, cuja única menção ao brasão de armas da família, foi a localizada na fachada de um edifício... por estas e por outras razões, esta é a primeira publicação do mundo, com a lista completa de todas as Princesas Consortes dos Príncipes Reinantes de Liechtenstein.
(com elementos da Wikipédia e de outras tantas fontes, disponíveis nas internet, mais ainda vetores de desenho próprio).
Pesquisa, texto e desenhos de:
Sua Alteza o Príncipe Andre III Trivulzio-Galli, Fürst von Mesolcina.