Fieis Leitores do Corriere della Mesolcina, hoje os irei aborrecer escrevendo sobre os atuais Membros da Real Casa di Savoia, bem como, mostrando seus brasões d'Armas.
A Casa di Savoia foi a Casa Real da Sardenha e Principesca do Piemonte, bem como, Ducal da Região da Savoia e Nice, todas essas, pretensões verdadeiramente legítimas. O mesmo não pode ser dito sobre as pretensões dos Savoia ao título de "Rei da Itália", uma vez que a Unificação Italiana não obteve a aprovação ou concordância dos demais Monarcas Italianos (como os Reis das Duas Sicílias ou do Lombardo-Vêneto, o Grão-Duque da Toscana, os Duques de Parma, Mesolcina ou Modena, nem de Sua Santidade o Papa, Soberano não apenas da Cidade de Roma, mas de todo o Reino dos Estados Pontifícios). Neste ponto, a unificação italiana foi totalmente diferente da Unificação Alemã abaixo da Casa da Prússia, que contou com a concordância de todos os demais Monarcas alemães.
Por este motivo, iremos nos referir à Real Casa di Savoia em suas pretensões ao Trono da Sardenha, por este lhe ser legítimo, mas é claro, que os Fieis leitores devem assim entender todas as demais pretensões desta Família.
Quando do processo unificatório acima visto ocorreu, o assim chamado "Estatuto Albertino", promulgado pelo Rei Carlo Alberto I di Savoia, Rei da Sardenha, tornou-se a Constituição do unificado Reino da Itália. Esta mesma Constituição previa que todos os Príncipes da Casa di Savoia deveriam casar-se apenas com mulheres provenientes da Nobreza, e após receber o Consentimento Real, concedido pelo Chefe da Real Casa, caso contrário, o casamento seria inválido para finalidades sucessórias, e o Príncipe que casar-se violando estas regras perderia todos os títulos, direitos e tratamentos como Príncipe, e seus filhos nasceriam plebeus.
O último Rei da Casa di Savoia foi o Rei Umberto II, deposto após o fim da II Guerra Mundial, em 1946. Seu único filho, S.A.R. o Príncipe de Nápoles e Piemonte, Vittorio Emanuele di Savoia, casou-se em 1970 com a plebeia Marina Racolfi Doria, uma suíça de origem italiana, contrariando a vontade do pai, que declarou expressamente que o filho perdeu o status de Sua Alteza Real, bem como os títulos de Príncipe de Piemonte e de Nápoles, de Savoia e da Sardenha, bem como qualquer direito aos Tronos um dia já herdados pelo Chefe da Casa de Savoia.
O próximo na Linha de Sucessão, após o ex Príncipe de Nápoles era seu primo, S.A.R. o Príncipe Amedeu Umberto di Savoia, Duque d'Aosta, que, a partir do casamento desigual do primo, e por vontade de Sua Majestade o Rei Umberto II, tornou-se o novo Príncipe do Piemonte.
O Duque d'Aosta e Príncipe do Piemonte casou-se com Sua Alteza a Princesa do Sangue Claudia d'Orléans, com a Aprovação Real necessária. Deste casamento nasceu Sua Alteza Real o Príncipe Aimone Umberto di Savoia, que ao nascer recebeu o título de Duque delle Puglie, que, ao completar 15 anos, recebeu de Sua Majestade o Rei Umberto II o Colar da Suprema Ordem da Santíssima Anunciada e a Grã-Cruz da Ordem dos Santos Maurício e Lázaro.
Após a morte de Sua Majestade o Rei Umberto II, o Duque d'Aosta e Príncipe do Piemonte torna-se o XXI Chefe da Casa de Savoia, e assume o título de Duque de Savoia e d'Aosta, passando o título de Príncipe do Piemonte ao filho, Aimone Umberto.
O novo Príncipe do Piemonte casa-se em 2008 com S.A.R. a Princesa Olga da Grécia e da Dinamarca, filha de S.A.R. o Príncipe Michele da Grécia e da Dinamarca, e de sua esposa. Tal casamento, realizado entre Príncipes, e com o Real consentimento conferido por seu pai, o Duque de Savoia e d'Aosta, cumpriu perfeitamente as regras do Estatuto Albertino.
O Casal teve três filhos, sendo estes:
- Sua Alteza Real o Príncipe Umberto, intitulado, ao nascer, Duque delle Puglie.
- Sua Alteza Real o Príncipe Amedeo, intitulado ao nascer Duque degli Abruzzi, e
- Sua Alteza Real a Princesa Isabela Vita Maria, Princesa di Savoia.
Após o ano de 2021, com a morte de Sua Alteza Real o Príncipe Amedeo, Duque de Savoia e d'Aosta, seu filho, Aimone assume os títulos de Duque de Savoia e Duque d'Aosta, passando o título de Príncipe do Piemonte ao filho mais velho, anteriormente S.A.R. o Duque delle Puglie.
Brasões dos atuais Membros da Real Casa di Savoia:
|
Brasão de S.A.R. o Príncipe Aimone di Savoia, Duque d'Aosta e de Savoia, Chefe da Real Casa di Savoia. |
|
Brasão de S.A.R. a Princesa Olga da Grécia e Dinamarca, Duquesa d'Aosta e de Savoia. |
|
Brasão de S.A.R. o Príncipe Umberto di Savoia-Aosta, Príncipe do Piemonte |
|
Brasão de S.A.R. o Príncipe Amedeo Michele di Savoia-Aosta, Duque degli Abruzzi |
|
Brasão de S.A.R. a Princesa Isabela Vita Maria di Savoia-Aosta, Princesa de Savoia |
Para não darmos uma impressão de partidarismo, o que não é verdade, aqui colocamos os brasões do ex Príncipe de Nápoles, e de seu filho.
|
Brasão de Vittorio Emanuele de Carignano, filho do Rei Umberto II, como Cavaleiro da Suprema Ordem da Santíssima Anunciada. |
|
Brasão de Emanuele Filiberto de Carignano, do ramo morganático. |
Por Sua Alteza Sereníssima o Príncipe
Don Andrea Gian Giacomo Gonzaga Trivulzio Galli, Príncipe de Mesolcina, Duque d'Alvito, Príncipe do Sacro Império Romano-Germânico.